Ásana: o corpo consciente
Colocar-se em asana é trazer a consciência para o nosso veículo mais denso, o corpo, percebendo sua constituição, os ossos, músculos, nervos, cada célula de cada tecido que formam nossos sistemas vitais.
***
Aprendemos com essa técnica a restabelecer um contato íntimo com nosso organismo, entendendo e percebendo o funcionamento da nossa estrutura biológica e ampliando nossas capacidades.
Melhoramos (e muito) nossa flexibilidade, o que ajuda na circulação beneficiando o sistema cardiovascular, aumentamos nosso tônus muscular ganhando força e prevenindo problemas de coluna e articulações.
Ampliando a consciência corporal percebemos quando e como utilizar nossa musculatura, como relaxar as tensões do dia a dia acumuladas no corpo e estabelecemos um diálogo com nosso organismo que nos possibilita realizar ações sempre que alguma ajuda terapêutica seja necessária, cortando os males pela raiz, muito antes que se desenvolvam os problemas de saúde.
Mas ásana vai bem além de uma atividade de manutenção da nossa saúde física, e pode nos levar à auto- superação (tapas), à estabilidade e concentração e a estados mais profundos de consciência.
