Yama e Nyama

A base para desenolver a prática de todas as técnicas do yoga é constituida de 5 princípios morais e 5 princípios psico-físicos que vão conduzir o praticante pelo caminho, mantendo-o num estado de real percepção para assimilar os efeitos das práticas. Esses são:

- Yamas (princípios morais):

Ahimsa, a não violência. Não violente seu corpo, ou nenhum outro aspecto de você mesmo em suas práticas.Não violente ou seja violento com os outros, nem com nada que há no universo.

Asteya, não roubar. Não se aproprie indevidamente de nada que não lhe pertence, nem opte por meios mais fáceis de execução de técnicas.Não trapaceie!

Satya, a verdade.A chave para o auto conhecimento está em ser sincero consigo mesmo e com os outros.

Brahmachárya, a castidade ou não dissipação de energia. Utilize sua energia focando objetivos reais.Não se disperse nem se perca com atividades vazias de intenção.
 
Aparigraha, o desapego. Esteja presente em cada momento. O momento passado não existe, nem mesmo o futuro.

- Nyamas ( princípios psico-físicos)

Saucham, a limpeza. Mantenha a limpeza não só de seu corpo físico, através da higiene diária e de shatkarma. Mantenha limpos também suas emoções e seus pensamentos.

Santosha, o contentamento. Seja grato e feliz pelo que você é, pelo momento presente.Perceba-se e perceba ao mundo com suas belezas e defeitos e aceite-se.

Tapas, a auto superação. Mantenha o foco de trancender a si mesmo, expandindo e evoluindo sempre.

Swadhiaya, o estudo de si mesmo. Observe-se e descubra-se.

Íshwara pranidhana, a auto entrega. Aprenda a confiar no fluxo das coisas e da vida, entregue-se á prática e às vivências.